Blog ABR

As 7 sobremesas queridinhas em resorts

Resorts são famosos pela ótima oferta gastronômica, seja no sistema all inclusive, nos restaurantes à la carte ou no buffet, e nada melhor que encerrar uma refeição maravilhosa com uma sobremesa incrível. Sabores regionais, ingredientes frescos, receitas tradicionais que foram aprimoradas ao longo dos anos e muito amor a cada preparo transformam as sobremesas em doces lembranças para os hóspedes. Veja, a seguir, quais são as sobremesas preferidas de 7 resorts associados e aproveite a oportunidade para prová-las em sua próxima viagem. Bom apetite!

1- Dom Pedro Laguna (Aquiraz/CE): Cocada de Forno
Quem se hospeda no Dom Pedro Laguna Beach Resort & Golf certamente se apaixona pela cocada de forno do chef do resort. A sobremesa à base de coco, tradicional em países de herança portuguesa como o Brasil e Angola, faz sucesso pelo toque especial que acrescenta leite condensado e ovos à receita. Além de saboroso, o prato simples é uma ótima opção para tornar qualquer refeição ainda mais especial.

Cocada de forno do Dom Pedro Laguna (CE)

2- Summerville Beach Resort (Ipojuca/PE): Cartola
O Summerville Beach Resort tem alguns quitutes que se destacam no cardápio de doces e um dos preferidos é a cartola, uma sobremesa tipicamente pernambucana. Em meses de alta temporada são produzidas, em média, 2 mil unidades. Esta é uma releitura da sobremesa tradicional e é diferente pelo fato de ser servida com um coulis de mel de engenho e cachaça, e usa rapadura na finalização no lugar do açúcar comum. Com essa sobremesa busca-se resgatar a memória afetiva dos hóspedes e reforçar a cultura pernambucana. Cada ingrediente utilizado na elaboração é rigorosamente selecionado: o melhor queijo manteiga, a banana prata, a cachaça, a canela e o mel de engenho, tudo para criar uma lembrança especial para o paladar dos hóspedes.

Cartola do Summerville Beach Resort (PE)

3- Le Canton (Teresópolis/RJ): Cocada Alemã
A tradicional cocada alemã é a sobremesa mais pedida pelos hóspedes do Le Canton, na região serrana do Rio de Janeiro. Há cerca de dez anos ela é servida no resort e em meses de grande movimento são produzidas aproximadamente 12 mil unidades. Esta sobremesa é muito especial por ser um clássico da gastronomia como os macarrons. Mas o que faz dessa cocada tão especial? A ideia de aprimorar a receita foi do chef de confeitaria Elton Tavares e, segundo o chef executivo do Le Canton, Eduardo Lages, “o que nós fizemos foi melhorar o que já era ótimo, utilizando ingredientes de primeiríssima linha como coco fresco e óleo de coco”.

Cocada alemã do Le Canton (RJ)

4- Costão do Santinho (Florianópolis/SC): Sagu de Vinho com Calda de Baunilha
Na Ilha da Magia, a sobremesa que encanta os hóspedes do Costão do Santinho é o famoso sagu de vinho com calda de baunilha. Servido há 25 anos no resort, foi uma confeiteira quem trouxe esta receita especial, que aprendeu com uma família de imigrantes italianos que moravam no Rio Grande do Sul. Na região, o sagu é uma sobremesa muito tradicional, carregada de memória gustativa e de simplicidade. O sucesso entre os hóspedes é tão grande que em épocas em que o hotel está totalmente ocupado, são necessários 4 quilos de sagu e 36 litros de vinho por dia para a produção da sobremesa.

Sagu de vinho com calda de baunilha do Costão do Santinho (SC)

5- Santa Clara Eco Resort (Dourado/SP): Quindim
O quindim, clássico doce brasileiro a base de ovos, açúcar e coco ralado, é o preferido de quem se hospeda no Santa Clara Eco Resort, no interior de São Paulo. Segundo o chef de confeitaria do resort, Cristiano Penteado, o que faz o grande diferencial nesse doce (assim como em toda a gastronomia do Santa Clara) é a utilização de ovos orgânicos provenientes da granja própria que é abastecida pela horta também orgânica. Por ser produzida com ingredientes orgânicos, o chef adaptou a receita ao paladar dos exigentes hóspedes e o resultado foi um quindim muito especial: feito artesanalmente um a um, cremoso, com uma casquinha de coco crocante, doçura sutil e ao ser complementado com morangos frescos, controla a acidez trazendo equilíbrio e conforto ao paladar. O quindim está duas vezes no cardápio semanal do Santa Clara, às segundas e sextas, para todos os hóspedes terem a oportunidade de degustar.

Quindim do Santa Clara (SP)

6- Malai Manso Resort (Chapada dos Guimarães/MT): Mousse de Cachaça
Inaugurado em agosto de 2016, o Malai Manso Resort homenageia a tradição do Mato Grosso em muitos elementos da sua gastronomia e, entre as sobremesas, a mais pedida é a mousse de cachaça. A receita, adaptada pelo chef Fagner Cruz, é servida desde os primeiros dias de funcionamento do hotel e, em épocas de grande ocupação, são produzidas até dez travessas do doce por dia! O segredo dessa receita é, na verdade, bem simples: o toque sutil de uma bela cachaça da região do Mato Grosso faz toda a diferença no sabor.

Mousse de cachaça do Malai Manso (MT)

7- Rio Quente Resorts (Rio Quente/GO): Pudim 12 Ovos
O pudim 12 ovos é marca registrada na gastronomia do Rio Quente Resorts. Servida há mais de 50 anos, a sobremesa é um clássico e sua receita foi aperfeiçoada ao longo dos anos pelos diversos chefs que passaram pelo resort, que nunca ousaram tirá-la do cardápio! Há épocas em que são produzidas cerca de 5 toneladas e meia do pudim em um único mês. Bianca Martins, gerente de Experiência em Produção de Alimentos do Grupo Rio Quente, explica o sucesso da sobremesa: “o fato de o pudim ser a nossa marca, nossos clientes chegam aqui e já o procuram quando vão almoçar. Considerando que 50% dos hóspedes retornam, encontrar a sobremesa preferida é a nossa entrega da melhor experiência e do aconchego e conforto”.

Pudim 12 ovos do Rio Quente Resorts

 

Publicado em 11 de julho de 2018.